{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1664052185, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1.99 } } ] "test_event_code:" "TEST12038" }
top of page
DETALHAMENTOS MFSX.png

MANUTENÇÃO

16.png
11.png

A MFSX fornece aos clientes os Serviços de Manutenção Preventiva, Preditiva e corretiva Elétrica e Mecânica em Máquinas e Equipamentos próprios e de terceiros, fale conosco para mais informações ou cotações.

O que é Manutenção Preventiva, Preditiva e Corretiva?

Quando ouvimos o termo “manutenção”, a primeira coisa que surge em nossas mentes é a palavra “despesa”. Afinal, será que esse custo pode ser reduzido ou evitado?

As manutenções preventivas e preditivas funcionam como uma espécie de garantia contra os prejuízos de paradas não programadas: perda de dados, queima de equipamentos, indisponibilidade de atendimento e outros.

Portanto, o planejamento de ações preventivas e preditivas deve ser visto como investimento e não como despesa. Entenda a diferença entre cada tipo de manutenção:

  • Manutenção Preventiva — refere-se ao planejamento para evitar possíveis prejuízos decorrentes de falhas de maquinários, que podem gerar transtornos e até uma pane generalizada;

  • Manutenção Preditiva — ela complementa a preventiva, pois trata-se de análise detalhada dos dados das máquinas, para prever a vida útil aproximada dos equipamentos e proporcionar eficiência por mais tempo;

  • Manutenção Corretiva — consiste nos ajustes de peças já danificadas. É o modelo mais desvantajoso, já que os reparos são mais caros e há outros transtornos.

Embora a manutenção corretiva seja a mais comum nas empresas, ela é bastante dispendiosa, devido a altos gastos com peças, mão de obra, além da indisponibilidade de maquinários, o que atrasa toda a empresa. Esse tipo de manutenção é considerada nociva para a escalabilidade e progressão.

Um excelente aliado para promover boas práticas de manutenção é o monitoramento ativo. Entender como ele funciona possibilita mais economia e eficiência. A maioria dos dispositivos apresenta sintomas antes que surjam problemas reais que demandem manutenção corretiva. Por isso, implementar o monitoramento ativo em equipamentos e processos permite diagnósticos precoces, que evidenciam possíveis problemas de infraestrutura antes que se tornem prejuízos.

Para facilitar a gestão das manutenções, a adoção de contratos de manutenção com empresas especializadas é considerada boa prática. Dessa forma, há maior previsibilidade de custos e negociação prévia dos Acordos de Nível de Serviço (SLA), conforme a necessidade de sua organização.

Em síntese, a manutenção, seja ela qual for, faz parte da rotina de qualquer empresa.

Cabe aos gestores a promoção de boas práticas e utilização de ferramentas de monitoramento. Isso garante decisões assertivas, que minimizam transtornos e evitam paradas inesperadas.

A MFSX fornece aos clientes os serviços de manutenção preventiva, preditiva e corretiva de seus próprios equipamentos e de terceiros, fale conosco para mais informações ou cotações

bottom of page